Vida de vegano, parte I

Muitas vezes, alguém que está a comer um pedaço dum animal, diz-me “tu não sabes o que perdes”. Bem, vamos por partes.

Em primeiro lugar, eu sei muito bem o que “perco”. Eu comi animais durante 20anos, animais de água, de terra, de ar. Comi derivados de animais durante 30 anos. Por isso, eu sei bem o paladar de cada uma das coisas que vocês comem, não é novidade nenhuma, ainda por cima tenho uma memória gustativa incrível, por isso lembro-me do sabor até das coisas que só provei uma vez na vida.

Em segundo lugar, eu não vivo em sofrimento, a babar-me quando vejo um cadáver ou um ovo que sai do rabo duma galinha. Não fico tensa, nervosa, a conter-me, numa constante luta interna entre o querer e o não dever. Não… não há em mim vontade de comer algo que já nem vejo como alimento.

Em terceiro lugar, eu não como animais e derivados porque não quero! Ninguém me mandou, ninguém me obriga, é uma decisão minha, por isso quando vêm com “mas tu PODES comer disso? Isso não tem leite?”, não, não tem leite, mas SE tivesse, eu PODERIA comer, só não o faço porque não quero. Entendem que é uma opção minha, e que eu não sou nenhuma coitadinha por não comer coisas que não quero comer??

E que mania é esta dos que comem “de tudo” andarem a tentar apanhar os veganos em flagrante? “Ai, isso não tem ovo?” “Vês, comes isso, isso tem manteiga”… errrrr, eu sei, eu sei, era tão mais simples para vocês, que todos os veganos fossem uns fingidos, e às escondidas comessem bifes, filhos de ovelhas e filhos de vacas. Assim já não tinham de lidar com a vossa culpa, né? Afinal, todos seríamos uns fracos e pronto, ninguém tinha de mexer uma palha… Pois, mas não é assim! Há muito boa gente que não come animais e derivados e é FELIZ com isso, não se baba com asas dum animal e patas doutro, baba-se com vegetais, frutas, cereais e todo um festim de cores sem dores.

One comment

Grata pelo feedback

