Detox líquido – Dia 9

Vou tentar, a partir de hoje, fazer sumo de laranja de dia, e sumo de cenoura e salsa ao final da tarde. Deixo aqui as palavras duma amiga do facebook, que trabalha na área do aconselhamento alimentar que é crudívora, chamada Zlati Dencheva (caso alguém queira consultas com ela. Recomendo):

No geral os sumos de fruta não são a melhor forma de consumir a fruta, e isto tem a ver com as características de um sumo – sem a polpa, de facto provocamos um pico de açúcar…que é desnecessário. Por isso, sim, a fruta deve ser consumida maioritariamente inteira (peças inteiras ou batidos – o importante é manter uma boa parte da fibra, que vai fazer com que a absorção seja feita sem aquele pico inicial). No sumo de laranja eu recomendo sempre que usem o simples espremedor de citrinos e não propriamente a centrifugadora. Com o espremedor de citrinos, podem comprovar que o sumo continua a conter imensa polpa – o que elimina qualquer potencial problema. Sempre que consumimos muito sumo isoladamente ou muita fruta inteira (no contexto de uma alimentação de origem vegetal baixa em gorduras), o açúcar entra nas células rapidamente, faz o seu trabalho fornecendo a energia e sai igualmente de forma rápida – assim nunca causamos problemas. O problema surge quando bebemos esses sumos e comemos muita fruta numa alimentação que continua a ser rica em gorduras – aí sim, o açúcar já não sai do sistema tão rapidamente e mantemos os níveis elevados por períodos prolongados, o que não é bom. Num detox líquido temos com sumo de laranja esse problema não existe (não o faria com sumos de outros tipos de fruta, por exemplo – aí gosto de comer a fruta inteira, mas isto já é uma preferência pessoal). Com os sumos, se não há gorduras, não há problema.”

Como correu este 9º dia:

– O dia de ontem correu tranquilo, mas sinceramente não me senti com grande energia. Tenho sentido muito cansaço mental, fico confusa com os sons. Vou tentar aumentar o consumo de sumos, porque acho que nos últimos dias tenho bebido pouco.

– O sabor na boca continua a ser muito desagradável, especialmente quando acordo.

– O eczema voltou há 2 dias. Não tenho consumido nada que o provoque, por isso presumo que faça parte da limpeza.

– Bebi 2,1L de sumo de laranja e cerca de 2litros de água (definitivamente tenho de aumentar o consumo de sumo)

Peso na manhã do 10º dia – menos 100g (total: 4,7kg em 9 dias).

O objectivo aqui não é perder peso. Não recomendo este tipo de semi-jejum, a pessoas que comem de tudo, e apenas querem perder uns quilos para ir à praia, porque, se estão a dar ao corpo uma pausa como esta, e depois voltam a comer como antes, recuperam o peso, e, pior, podem ter consequências graves por cortarem um jejum, com alimentos incorrectos  (como glúten, carnes, leite, etc). Acho que este semi-jejum faz lindamente, mas só deve fazê-lo quem já come muitos crus, e quem já eliminou certas coisas da sua dieta, e nunca como puro método de emagrecimento.

Anúncios

Grata pelo feedback

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s